Tipo de letra - Bastão X Cursiva

 atenção com as classes de alfabetização é um dos pontos mais relevantes e considerados pela educação atual, pois é a base para toda a vida escolar do ser humano.
A escola, nos últimos anos, foi surpreendida pelas inovações dos campos da ciência e da tecnologia. Com esses avanços, muitas teorias acerca da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, da leitura, da escrita e da alfabetização foram sendo complementadas, discutidas e reconstruídas necessitando trazer consigo reformulações dos métodos educacionais, algumas, drasticamente mudadas.
Como o objetivo da escola deve ser o de preparar cidadãos críticos capaz de transformar a realidade para melhor, a proposta de alfabetização deve naturalmente adequar-se às exigências da realidade atual. Porém sem abrir mão do que é realmente relevante para a vida cotidiana dos alunos. Assim ensinamos as duas formas, pois na maioria das situações de sua vida, o cidadão precisa, por exemplo assinar o próprio nome, e não será com letra bastão. No documento de identidade, e outros.
A  letra cursiva apresenta um grau de dificuldade, em seu traçado propriamente dito, maior que a bastão ou imprensa, como também é chamada; porém sabemos também que os pequenos têm uma facilidade inata de aprender, então por que não utilizar esse potencial para ensiná-los desde cedo... Sabemos também que o aprendizado "fácil" da letra bastão, faz com que algumas crianças tenham dificuldade maior na hora de aprender a cursiva, muitos ficam até com "preguiça", pois já aprenderam primeiro a mais fácil.
Em suma, aqui a criança aprende os dois tipos de letras, naturalmente, sem forçar nem pra um, nem pra outro.Pois na visão de Cagliari (1999, p.109),O bonito da verdadeira educação é ser um caleidoscópio: a diferença a todo instante é seu charme e beleza; cada momento revela algo de novo e surpreendente. A educação deve formar pessoas diferentes, não clones, réplicas intelectuais.Ao lidar com crianças, é preciso ter em mente que elas são seres individuais e únicos, bem como que “Na educação se propõe, e não se impõe”(Cagliari,1999. p.111).O importante é compreender o que está escrito. Se for estabelecida uma comunicação entre professor e aluno, a finalidade da escrita estará cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário